terça-feira, 5 de maio de 2009

Guia Geral – Perguntas e Respostas

Guia Geral – Perguntas e Respostas


1) Para que servem as questões apresentadas no início de cada unidade e como posso utilizá-las? Pg. 14

R: As questões apresentam possíveis dúvidas dos cursistas e/ou pontos para reflexão sobre o projeto em si ou sobre a prática pedagógica do professor. É interessante que você pense sobre elas, responda-as com antecedência e utilize-as posteriormente nos encontros coletivos. Veja, essas são as perguntas que você elaboraria para fomentar as discussões em seu grupo, pois é, elas já estão prontas é só colocar em ação. Aliás, toda a dinâmica para a atividade está pronta para ser usada por você.

2) Mas, afinal, o que é o Gestar II? E qual é a sua finalidade? Pg. 14

R: O Gestar II é um programa de formação continuada para professores do Ensino Fundamental (5ª a 8ª série ou 6º a 9ºano), de Língua Portuguesa e Matemática, e tem como base teórica os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. Não é um curso temporário; é um projeto de formação do educador em longo prazo, que promove a reflexão contínua das práticas pedagógicas, da relação professor-aluno, dos recursos requeridos para a efetivação do ofício do professor. Enfim, promove a reflexão de todos os elementos presentes no processo de ensino-aprendizagem.
Uma vez envolvido no projeto, o professor certamente não será mais o mesmo. E sendo assim, certamente haverá alterações no aproveitamento de seus alunos com relação aos conteúdos cognitivos e afetivos apreendidos ao longo do processo.
O Gestar II é um programa de formação semipresencial, em serviço, ou seja, enquanto executa o projeto, o professor aprende.
Aprende fazendo, ouvindo, experimentando, sentindo, trocando idéias com seus pares, sejam eles da própria escola, das adjacências ou da universidade que implementa a pesquisa científica. O mediador entre os pares e a universidade é você coordenador, que representa o programa Gestar II em seu estado ou município.
Nesse sentido, cria-se uma rede de relacionamento multidisciplinar, onde todos se fortalecem pela troca constante de idéias, dúvidas e soluções. Finalmente, a finalidade do programa é gerar competências, autonomia que fará o professor seguir adiante mesmo quando o programa chegar ao fim.

3) Minha escola pode utilizar as idéias do projeto Gestar II no Projeto Pedagógico? Pg. 14

R: Não só pode como deve. O programa de formação continuada, o Gestar II, oferece elementos para o trabalho coletivo na escola e comunidade, que favorecem a investigação da realidade escolar e a atuação efetiva sobre os problemas apresentados por ela.
Como o programa não se estrutura numa periodicidade específica, favorece ao aproveitamento das idéias contidas no material por tempo indefinido. A constância dos trabalhos coletivos, a troca de experiências, a confiança mútua no trato das questões, cria um clima de confiança que certamente auxiliará a manutenção do projeto pedagógico da escola. E quando todas as questões propostas pelo material forem discutidas e respondidas, com certeza o grupo estará amadurecido para pensar outras para serem exploradas nesse novo processo. E esse será um momento mágico, onde o grupo estará seguindo os seus próprios nortes com suas próprias competências.

4) Para que servem os cadernos de Teoria e Prática? Pg. 14

R: Os cadernos servem para que o professor cursista, assim como você coordenador, realize o estudo individualizado. É importante que ele estabeleça um tempo para ler o material, pensar o conteúdo dos cadernos, responder as questões e experimentar as estratégias de ensino ANTES dos encontros coletivos. Só assim, ele poderá participar efetivamente desse momento e o coordenador DEVE avaliar isso. O momento coletivo é de troca e não deve ser desvirtuado. O coordenador não pode ser o único a abordar os assuntos, ele necessita da participação ativa de seus cursistas e deve avaliar essa contribuição. Aliás, isso deve constar como item a ser avaliado. Uma sugestão seria medir o empenho do cursista a partir de uma tabela onde constaria a data do encontro e uma avaliação individual, que tanto pode ser uma nota, uma menção ou um breve comentário. Ou seja, algo que fundamente a avaliação final do cursista. É importante também informar se a contribuição está satisfatória ou não; evidentemente isso deve ser feito com muito “tato” e de maneira discreta.

5) Quanto tempo vai durar a formação do coordenador estadual/municipal? Como vai ser? Quem o certificará? Pg. 15

R: O formador municipal e estadual receberá a formação continuada com duração de 300h (trezentas horas):

• 96h presenciais, divididas em 03 encontros com formadores da
UNB - (40h + 40h + 16h);

• 204h não-presenciais;

A formação e a certificação serão feitas por meio de formadores enviados pela Universidade de Brasília/CFORM. Os formadores municipais/estaduais estarão, a partir do primeiro encontro, vinculados aos formadores da universidade, e devem manter um canal de comunicação para esclarecimento de dúvidas, socialização de idéias e cumprimento das exigências relativas à sua certificação. Dentre elas estão à freqüência mínima de 75% e a entrega do Portfólio, por meio do Blog. As postagens do blog serão monitoradas pelo formador da UNB e deverão seguir cronograma e temática específica.
O formador municipal/ estadual receberá o Caderno do Formador, onde encontrará todas as Oficinas, para os encontros coletivos, prontas, com respostas e orientações pedagógicas.

6) O que são e como funcionam as Oficinas? Pg. 46

R: São os encontros presenciais, quinzenais ou de três em três semanas, com duração de 4h. Possuem uma seqüência de atividades e instruções a serem desenvolvidas, ora individualmente,
ora em pequenos grupos. As Oficinas serão realizadas nas Unidades pares. Elas possuem a seguinte padronização:

Oficina- 2, 4...
Título da Oficina- Nome da unidade
Objetivo - Aquele definido na unidade
Parte I - Retomada do processo de estudo e questionamentos sobre as Unidades
Parte II - Trabalho sobre a Lição de Casa
Parte III - Desenvolvimento de uma atividade
Parte IV - Avaliação da Oficina e retomada dos objetivos de aprendizagem
Parte V - Introdução das novas Unidades com perguntas instigadoras

Haverá sempre duas versões da Oficina: uma que está no Caderno de Teoria e Prática dos professores cursistas, e uma outra versão para vocês, os formadores municipais/estaduais, com as respostas e instruções metodológicas.

A Lição de Casa é um relato de um Avançando na Prática (pg.45) que o professor cursista vai, segundo seu critério, realizar com a turma dele, comentar no dia da oficina e entregar um registro escrito ao formador para constituir a sua avaliação (portfólio).
Importante! O professor cursista deve apresentar todos trabalhos feitos com seus alunos também. Isso garantirá que as estratégias sejam aplicadas, de fato. Os trabalhos dos alunos devem ser socializados, apreciados e comentados pelo grupo. O formador fará um registro pessoal da apresentação dos trabalhos dos alunos e os devolverá ao cursista. O formador poderá, se for viável, realizar blogs com seus cursistas, mas os trabalhos dos alunos deverão ser apresentados durante as oficinas. O registro pode ser por meio de um controle simples, como uma ficha para ser assinalada com um X - apresentou/ não apresentou material dos alunos.
Atenção: Somos responsáveis pela implementação do projeto, portanto é preciso criar formas de verificar se o cursista está mesmo tentando mudar a sua prática pedagógica com TODOS seus alunos, e não apenas parte deles.

7) E como o formador avaliará seu cursista? Quem o certificará? Pg. 16 /17

R: A avaliação do cursista seguirá os mesmos critérios que a do formador. Freqüência de 75% e Portfólio, contendo todos os relatos do Avançando na Prática ou postagens, no caso de ficar acordado o blog. Lembre-se, a postagem no blog não substitui a socialização dos trabalhos dos alunos no grupo. Ainda quanto ao blog, é importante que o formador comente, em espaço destinado a esse fim, as idéias de seu cursista. Além desses critérios, o professor fará uma auto-avaliação e desenvolverá um projeto em sua escola. A certificação correrá por conta da Secretaria Municipal/Estadual

Sugestão de Avaliação: Critérios

1) Participação Oral: a) ( ) pertinente ao assunto proposto; b)( ) apresentando lacunas de compreensão; c) ( ) Evasiva; d)( ) Não houve participação;
2) Participação registros/postagens blog: Registre um comentário, mostrando ao cursista que você está acompanhando seus escritos. Por exemplo: “Gostei muito do seu comentário sobre o trabalho diversificado, mas gostaria que você exemplificasse como você faz isso acontecer na sua sala, ok?”
Obs.: Se você optar pelo Portfólio com registro escrito em papel, crie uma matriz específica para isso, recolha-a num encontro e entregue-a de volta, com comentários, no outro.
3) O professor-cursista elaborará, com o nosso suporte teórico, um projeto relacionado à sua prática e à proposta pedagógica do Gestar II. O projeto pedagógico deve sistematizar idéias que o professor já desenvolve ou aquelas que ele aprendeu durante a implementação do projeto Gestar II. Você, coordenador deve estimulá-lo a perceber seu potencial ou, à medida que encaminhar o projeto, fazer sugestões que podem ser utilizadas posteriormente pelo cursista. Lembre-se, apenas, que o projeto deve ser viável e estar conectado com as perspectivas pedagógicas do Gestar II. São bem-vindas idéias que explorem, por exemplo, a textualidade e a leitura.

8) E o que é Plantão Pedagógico? Como posso organizá-lo? Pg.16

R: Nada mais é que o atendimento individual dado por você ao cursista, na escola. É um momento de acolhimento das angústias, das dúvidas, dos medos, de tudo aquilo que ele não quer socializar no dia da Oficina. Nesse dia, procure agir com paciência e ajude-o a compreender aquilo que ainda está confuso ou difícil. Quanto mais abertura você der a ele mais à vontade ele se sentirá para abordar todas as dificuldades. Mas, saiba que a recíproca também é verdadeira, a sua postura pode afastá-lo do projeto, e nós não queremos isso, não é? Uma sugestão é você criar uma agenda de atendimento para o grupo. O local pode ser acordado com o grupo também. Procure anotar as principais dúvidas e socialize-as em seu blog, sem, contudo, citar os nomes dos colegas.

9) E o Acompanhamento Pedagógico, como acontece?Pg. 16

R: Você já percebeu que no Gestar II trabalhamos em interação?
Aprendemos uns com os outros de várias formas, uma delas é a observação da prática pedagógica em sala de aula. Por isso, todos os participantes do projeto devem observar e serem observados em atuação em suas classes. Agora, para que isso aconteça é importante preparar o caminho, tranqüilizar os cursistas que nosso objetivo não é fiscalizar, nem produzir aulas “pra inglês ver”. Feito isso, vamos à prática combinando cada visita, estabelecendo uma escala flexível onde todos sejam participantes. Faça tudo discutindo e acordando com seus cursistas, ok? Não é necessário ser uma aula inteira, pode ser aquele momento em que uma prática pedagógica estará em evidência. Por exemplo, o professor vai iniciar a aula com uma reestruturação textual, assim que ele concluir, os colegas podem se retirar da sala. Dê preferência a proximidade do intervalo/recreio ou término da aula a fim de evitar transtornos no deslocamento. Na oportunidade, é possível até cumprimentar o cursista e tecer alguns comentários sobre a aula. É necessário conversar com os alunos também, explicitar todos os pormenores do projeto, fazê-los se perceberem como parte da rede que estamos formando. Aliás, a parte mais importante, não é?

Sugestão de Roteiro para o Acompanhamento Pedagógico

1- Preparar cursistas e alunos para a visita (discussões, simulação de visita, brincadeiras, estudo dirigido);
2- Planejamento Coletivo da visita com definição de conteúdo, quantos observarão (se o grupo for grande) e duração;
3- Elaboração Coletiva do Cronograma de Visitas;
4- Definição Coletiva dos pontos a serem discutidos após a visita; Obs.: Deve ser feito na próxima oficina.
Importante: Ninguém pode interferir na aula do cursista. O grupo deve sentar-se no fundo da sala, em silêncio, observar, anotar e sair no momento combinado. Todos devem entrar e sair juntos, evitando qualquer tumulto.

10) Como o Projeto Gestar II será avaliado? Quem será avaliado e como? Pg. 18

R: Todos os atores serão avaliados. O Programa, eu, você, seu cursista, os alunos e os demais envolvidos no programa. Mas, saiba que toda avaliação tem um fundo diagnóstico, e possui como objetivo a percepção daquilo que deu certo e do que precisa mudar. Por isso, é importante que cada um conheça o seu papel e o desempenhe da melhor maneira possível. Nesse sentido, você deve fortalecer seu grupo para que ninguém desista por medo de ser avaliado. Nessa caminhada, vamos acertar e errar também. O que não pode acontecer é desistirmos por medo de críticas, medo do novo, medo de errar!