terça-feira, 17 de março de 2009

O GESTAR II


O QUE É O GESTAR II?


Programa de formação continuada para professores de português e matemática das séries finais do Ensino Fundamental.


Encontros pontuais de reflexão sobre questões teórico-práticas com formadores do CForm/UnB e acompanhamento sistemático, a distância, dos encontros entre formadores e cursistas de cada região.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO GESTAR II?


Colaborar para a melhoria do processo ensino-aprendizagem dos alunos nas áreas temáticas de Língua Portuguesa e Matemática.


Contribuir para o aperfeiçoamento da autonomia do professor na sua prática pedagógica.


Permitir ao professor o desenvolvimento de um trabalho baseado em habilidades e competências.

QUAIS SÃO OS OBJETIVOS DO GESTAR II - LÍNGUA PORTUGUESA?


Propiciar aos alunos do 6ºao 9º ano do Ensino Fundamental o desenvolvimento de habilidades de compreensão, interpretação e produção dos mais diferentes textos.


Inserir esses alunos na sociedade, como cidadãos conscientes, capazes não só de analisar as várias situações de convivência social como também de se expressar criticamente em relação a elas.


Introduzir os professores na apreciação da cultura letrada e no diálogo entre a cultura letrada e as demais linguagens e manifestações culturais.


QUAL É O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO?


Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.


Apoiar as ações dos formadores.


Prestar informações à Instituição de Ensino Superior sobre o Programa.


QUAL É O PAPEL DO FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?


Planejar, conduzir e avaliar as oficinas dos cursistas nas escolas do município/estado.


Acompanhar e orientar os cursistas em seus estudos individuais, em sua prática pedagógica, em elaboração de projetos.


Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.


COMO SERÁ A FORMAÇÃO DO FORMADOR/COORDENADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?


A formação será desenvolvida, ao longo de um ano, por meio de estudo individual dos cadernos de TP, de encontros presenciais e de acompanhamento pedagógico pelo formador da UnB.


Total de 300 h:
96h presenciais (40h + 40h + 16h);

204h não-presenciais.


COMO O FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL SERÁ AVALIADO PELO FORMADOR DA UnB?


Por meio de portfólio (blog/eletrônico ou impresso), que comprovará que o formador i. executou as oficinas; ii. recolheu e avaliou o produto dos cursistas com relação às Lições de Casa e iii) orientou o projeto do cursista.


Frequência mínima de 75 %;


QUAIS SÃO OS DEVERES DO CURSISTA?


Estudar os conteúdos dos cadernos de teoria e prática (TPs) e desenvolver as atividades ("Avançando na Prática", "Lição de Casa", e outras) que deverão ser apresentadas/relatadas ao formador municipal/estadual) nas oficinas coletivas.


Selecionar técnicas e materiais adequados ao desenvolvimento do ensino-aprendizagem.


Colaborar com as discussões pedagógicas relacionadas aos materiais e ao curso.
Elaborar o projeto de trabalho.


COMO SERÁ A FORMAÇÃO DO CURSISTA?


Desenvolvida, ao longo de um ano, por meio de estudo individual dos cadernos de TP, de oficinas coletivas, de elaboração e aplicação de projeto e de acompanhamento pedagógico pelo formador municipal/estadual.


Total de 300 horas:


120h presenciais:

  • 80 h: Oficinas coletivas (além das oficinas introdutórias e de avaliação, cada TP traz 2 oficinas. O cursista faz, previamente, uma Lição de Casa e leva, ao formador, um relatório de reflexão sobre a prática em sala de aula e, também, as produções resultantes desta prática);

  • 40 h: Elaboração do projeto, que se dará até o fim do programa, sendo um dos frutos de todo o percurso. Orientação do formador municipal/estadual.

180 h não- presenciais:

Estudos individuais (TPs, AAAs);

Lições de Casa;

Elaboração de projeto.

COMO O CURSISTA SERÁ AVALIADO PELO FORMADOR MUNICIPAL/ESTADUAL?


Nas sessões presencias coletivas (pelo material produzido, desempenho nas atividades "Avançando na Prática" e "Lição de Casa", domínio do conteúdo dos TPs).

Frequência mínima de 75%.

Pelo Portfólio eletrônico/blog ou impresso (composto por reflexões e atividades realizadas: "Avançando na Prática", "Lição de Casa").

Elaboração e aplicação de projeto durante a formação.


QUAL DEVE SER A ESTRUTURA DO PROJETO DO CURSISTA?

  • Temática

  • Problemática

  • Fundamentação teórica

  • Objetivos

  • Metodologia

  • Cronograma

  • Equipe de trabalho

  • Avaliação

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